terça-feira, 6 de julho de 2010

INTEGRAÇÃO DO ENSINO - PRÁTICA DOCENTE



É importante que você compreenda que as políticas curriculares contemporâneas apontam para o ensino integrado, e para tal a necessidade de momentos de parcerias, de trocas com colegas e de planejamento.

O que se disse até aqui é que nossa prática deve acontecer com o objetivo de que os alunos trabalhem com os conteúdos de forma que possibilite o desenvolvimento de habilidades, atitudes, consientização crítica e competencias relacionadas à aspectos da realidade onde estão inseridos. Nesse sentido, os conteúdos não serão eliminados, mas esses conteúdos serão meios para desenvolver a conscientização e ação nos alunos.

Precisamos entender que o conhecimento, os conteúdos estão ligados a estâncias maiores, a do conhecimento como complexo, híbrido, integrado e que a educação e a forma como desenvolvemos o currículo são responsáveis por atender essa complexidade, articulando saberes globais com saberes específicos.

Portanto, o professor, no momento do planejamento, deve elaborar objetivos que contemplem a integração e a articulação com outras áreas. Conforme Bicudo(2005, p. 53).


Referências:


BICUDO, Maria Aparecida Vigiani. Educação Matemática. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2005.


MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000.


BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.