quinta-feira, 8 de julho de 2010

AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA




A mudança do ensino da matemática deve vir acompanhada por uma mudança na maneira de avaliar o aluno. Os estudos e pesquisas em Educação Matemática relacionados com a avaliação apontam que devemos dar:

MAIOR ENFASE

  • Avaliar o que os alunos já sabem.
  • Avaliar se os alunos compreenderam os conceitos, os procedimentos e se desenvolveram atividades positivas em relação a matemática.
  • Avaliar o grau de criatividade das soluções dadas pelos alunos.
  • Encarar a avaliação como parte integrante do processo de ensino.
  • Trabalhar uma grande quantidade de tarefas matemáticas e adotar uma visão global da Matemática.
  • Propor situações-problemas que envolva aplicações de conjunto de idéias matemáticas.
  • Propor situações abertas que tenham mais de uma solução.
  • Usar várias formas de avaliar.
  • Utilizar material manipulável, calculadoras e computadores na avaliação.

MENOR ENFASE

  • Avaliar o que os alunos não sabem.
  • Avaliar a memorização de definições, esquemas e regras.
  • Avaliar apenas o produto, contando o número de respostas certas nos testes e provas.
  • Avaliar contando o número de respostas certas nas provas, como o único objetivo de classificar.
  • Focalizar um grande número de capacidades específicas e isoladas.
  • Propor exercícios e problemas que requeiram apenas uma capacidade.
  • Propor problemas rotineiros que apresentam uma única solução.
  • Utilizar apenas provas e testes escritos.
  • Excluir material manipulável, calculadoras e computadores na avaliação.

INDICADORES PARA A AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA

Dentre outros, elas dizem respeito a desenvolver um ensino que aumente o poder matemático do aluno por intermédio da resolução de problemas, valorizando a comunicação matemática, a construção e a compreensão de conceitos e procedimentos.

AVALIANDO O PODER MATEMÁTICO DO ALUNO

É preciso avaliar a capacidade do aluno de usar a informação para raciocinar, pensar criativamente e para formular problemas, resolvê-los e refletir criticamente sobre eles.

A avaliação deve analisar até que ponto os alunos integraram e deram sentido à informação, se conseguem aplicá-la em situações que requeiram raciocínio e pensamento criativo e se são capazes de utilizar a Matemática para comunicar idéias.

AVALIANDO A FORMULAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

A formulação e resolução de problemas devem constituir o eixo fundamental da Matemática escolar, o mesmo deve acontecer na avaliação. A capacidade dos alunos de formular e resolver problemas desenvolve-se ao longo do tempo, como resultado de um ensino prolongado, de várias oportunidades para a resolução de muitos tipos de problemas e do confronto com situações do mundo real.

Ao avaliar essa capacidade dos alunos, é importante verificar se eles são capazes de resolver problemas não padronizados, de formular problemas a partir de certos dados, de empregar varias maneiras em sua resolução e fazer as verificações dos seus resultados.

A capacidade de formular problemas pode ser medido quando o professor sugere aos alunos que inventem seus próprios problemas à partir de alguns dados ou figuras.

AVALIANDO A COMUNICAÇÃO DO ALUNO

Ao avaliar a comunicação de idéias matemáticas pelos alunos é preciso verificar se eles são capazes de se expressar oralmente, por escrito, de forma visual ou por demonstrações com materiais pedagógicos, se compreendem e interpretam corretamente idéias matemáticas apresentadas de forma escrita, oral ou visual e se utilizam corretamente o vocabulário matemático e a linguagem matemática para representar idéias, descrever relações e construir modelos da realidade.

AVALIANDO O RACIOCÍNIO DO ALUNO

Para avaliar a capacidade de raciocínio matemático do aluno, é preciso verificar se ele identifica padrões, formula hipóteses, faz conjeturas, analisa situações para identificar propriedades comuns.

AVALIANDO A COMPREENÇÃO DE CONCEITOS

A essencia do conhecimento matemático são os conceitos. Os alunos só podem dar significado a Matemática se compreenderem os seus conceitos e significados.

A avaliação do conhecimento de conceitos e da compreensão deles pelos alunos deve indicar se eles são capazes de verbalizá-los e defini-los, reconhecer vários significados e interpretações de um conceito, comparar conceitos e integrá-los.

AVALIANDO PROCEDIMENTOS MATEMÁTICOS

Procedimentos matemáticos, são por exemplo os algoritmos ou as técnicas de cálculo, as maneiras de trabalhar retas paralelas, etc.

A avaliação do conhecimento de procedimento dos alunos deve indicar se eles são capazes de executar uma atividade matemática com confiança e eficiência, de justificar os passos de um procedimento, de reconhecer se ele é ou não adequado a determinada situação e se funciona ou não. Deve, sobretudo, mostrar se são capazes de criar novos procedimentos corretos e simples.

Diante disso vimos que a avaliação é um elemento, uma parte integrante do processo ensino aprendizagem, abrangendo a atuação do professor, o desempenho dos alunos e também os objetivos, a estrutura e o funcionamento da escola e do sistema de ensino. É algo amplo medir quantidade de conteúdos que o aluno aprendeu ou deixou de aprender. Quando o aluno vai mal isso significa que toda a organização escolar precisa ser repensada.

Avaliar a aprendizagem, portanto, implica avaliar o ensino oferecido, por exemplo, se não há aprendizagem esperada significa que o ensino não cumpriu a sua finalidade: a de fazer aprender. (PCN, v.1 - Introdução. Brasília, SEF/MEC, 1997).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS:

DANTE, Luiz Roberto. Tudo é Matemática: ensino fundamental, Ed. Ática, São Paulo, 2007.

LUCKESI, Cipriano C. Avaliação de aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 2006.

PARAMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Brasília: MEC/sef, 1998.

RABELO, Edmar HENRIQUE. Avaliação: novos tempos, novas práticas. Petropolis: Vozes, 1998.

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