terça-feira, 20 de julho de 2010

O TEXTO NA MATEMÁTICA


É importante que o professor de matemática procure sempre auxiliar seus alunos na elaboração e interpretação dos textos dos problemas propostos em sala de aula.

Os textos que enunciam os problemas matemáticos tem um estilo particular e apresentam termos específicos da área, o que muitas vezes acaba dificultando a interpretação, pois exige do leitor um conhecimento prévio sobre os conteúdos matemáticos neles envolvidos para que a compreensão seja alcançada.

Sendo assim, é interessante que o professor realize um acompanhamento continuo no contexto escolar, sempre orientando nas leituras dos textos matemáticos que propõe.

Acreditamos que esse acompanhamento propícia aos alunos uma melhor compreensão dos conhecimentos matemáticos expostos; favorecem o processo de formação da competência matemática para resolver situações especificas; e também acaba contribuindo para que os alunos desenvolvam ainda mais suas competências de leitura, escrita, interpretação e produção de textos de qualquer tipo ou gênero.


Referencias:


GIOVANNI Junior, José Ruy e Castrucci Benedicto - A Conquista da Matemática; 9 ano, Ed. Renovada. - São Paulo: FTD, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário