sexta-feira, 9 de julho de 2010

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS


Melhor critério para organizar, selecionar ou formular problemas é privilegiar os que possibilitam ao aluno pensar, racionar e gostar de resolve-los. Além disso, o problema precisa estimular o aluno a formular hipóteses, mudar os dados, explicar resolução, discutir com a classe os resultados e executar a leitura, a escrita e a comunicação oral.

O desempenho do aluno na resolução de problemas resulta de algumas atitudes positivas do professor, dentre elas:


  • Criar um ambiente favorável;

  • Trabalhar com problemas desafiadores e reais;

  • Deixar os alunos criarem seus próprios problemas e estratégias;

  • Dar mais ênfase ao processo utilizado para a resolução e não à resposta propriamente dita;

  • Direcionar a atenção para as informações realmente importante do problema;

  • Não mostrar a resolução, mas deixar o aluno perceber as tentativas e as estratégias;

  • Estabelecer o problema inverso, pois operações mentais inversas significam o domínio de conhecimento;

Nenhum comentário:

Postar um comentário