quarta-feira, 14 de julho de 2010

MATEMÁTICA ACADÊMICA X MATEMÁTICA ESCOLAR


No âmbito específico da Matemática, há muito mais conhecimento já estabelecido do que o que chega à sala de aula. A seleção desses conhecimentos-conteúdos e a forma de apresentá-la aos estudantes exigem bom senso e uma série de estudos e adaptações.


Em sua formação inicial, na universidade, o futuro professor de Matemática tem contato simultâneo com a Matemática acadêmica e a Matemática escolar. No entanto, em seu exercício profissional, o destaque será para a Matemática escolar; daí a relevância de procurarmos a distinção entre ambas.


De acordo com Moreira e David (2003), Matemática acadêmica, ou científica, é o corpo de conhecimentos produzido por matemáticos profissionais. Nesse caso, as demonstrações, definições e provas de um fato e o rigor na linguagem utilizada ocupam papel relevante, visto que é por meio deles que determinado conhecimento é aceito como verdadeiro pela comunidade científica.


No caso da Matemática escolar, há dois aspectos fundamentais que modificam significativamente o papel do rigor nas demonstrações. O primeiro refere-se ao fato de a "validade" dos resultados matemáticos, que serão apresentados aos estudantes no processo de ensino-aprendizagem, não ser colocada em dúvida; ao contrário, já está garantida pela própria Matemática acadêmica. O segundo aspecto diz respeito à aprendizagem; neste caso, o mais importante é o desenvolvimento de uma prática pedagógica que assegure a compreensão dos conteúdos matemáticos essenciais, assim como a construção de justificativas que permitam ao jovem estudante utilizá-los de maneira coerente e conveniente, tanto na vida escolar quanto na cotidiana.


O pensador Jules Henri Poincaré também discute também discute a diferença entre o rigor necessário e conveniente à Matemática científica e o rigor adequado a um processo educativo. Para ele, uma boa definição é aquela que pode ser entendida pelo estudante. Além disso, deve-se considerar, no contexto escolar, a necessidade e a oportunidade de apresentar uma definição formal para os conteúdos matemáticos em estudo.


Segundo os PCN (1998),


"Tornar o saber matemático acumulado em um saber escolar, passível de ser ensinado/aprendido, exige que esse conhecimento seja transformado pois a obra e o pensamento do matemático teórico geralmente são difíceis de ser comunicados diretamente aos alunos. Essa consideração implica rever a ideia, que persiste na escola, de ver nos objetos de ensino cópias fiéis dos objetos da ciência..."


(Brasil, 1998, p.36)


Nessa perspectiva, facilitar a aprendizagem com definições mais descritivas e metodologias adequadas ao nível de escolarização do aluno e proceder à avaliação desse processo são elementos fundamentais da práxis da Matemática escolar.




REFERÊNCIAS:


CARVALHO, Dione L. Metodologia do ensino da Matemática. São Paulo: Cortez, 1990.

CENTURIÓN, Marília. Conteúdo e metodologia da Matemática: Números e Operações. São Paulo: Scipione, 1994.

VYGOSTSKY, L. S. Pensamento e linguagem, Lisboa: Antídoto, 1979.

3 comentários:

  1. Eu gostaria de obter uma questão exemplificada de matemática acadêmica (científica) em forma de exercício,

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  2. Exemplos de matemática científica; Trigonometria, funções, matrizes, logarítmos, números complexos,geometria analitica, cálculos (integral e diferencial) Série de Taylor e outros mais.

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