quinta-feira, 22 de julho de 2010

A DINÂMICA DA AULA DE MATEMÁTICA

Apresentamos algus aspectos considerados fundamentais para dinamizar as aulas de Matemática. As orientações atuais dos PCNs para o ensino de Matemática enfatizam a importância do desenvolvimento de capacidades como a resolução de problemas, o raciocínio, a comunicação e o pensamento crítico; bem como o desenvolvimento de atitudes e valores como o gosto pela Matemática, a autonomia e a cooperação. Para alcançar tais objetivos, é necessário que o professor proporcione aos alunos experiências diversificadas, baseadas em atividades investigatórias matematicamente ricas e estimulantes. Todavia, esse tipo de prática docente implica alterações significativas tanto no papel do professor quanto no dos alunos. Existem diversos tipos de aulas de Matemática, cada uma com a dinâmica própria. Em muitas delas, os conceitos e o conhecimento matemático são introduzidos pelo professor e os alunos têm um papel de meros receptores de informação. Em outras, o conhecimento é construído por meio da


atividade matemática, cabendo aos alunos um papel de participação ativa e ao professor um papel de organizador, orientador e mediador da aprendizagem, três papéis que configuram a dinâmica das aulas de Matemática. Essa dinâmica da aula é resultado de muitos fatores. Primeiramente, as atividades matemáticas, propostas pelo professor, não podem se confundir com meros exercícios propostos para resolver. Essa dinâmica depende, principalmente, do conhecimento e competência profissional do próprio professor, ou seja, do modo como introduz as diversas tarefas e como apóia os alunos na sua realização. As pesquisas sobre a aprendizagem têm mostrado que o aluno aprende com base nas atividades que realiza e na reflexão que faz sobre elas. Ao professor cabe a função de criar as condições necessárias para a aprendizagem, utilizando meios como livros didáticos, fichas de tarefas, quadro de giz, retroprojetor, materiais manipuláveis e jogos, calculadora e, quando possível, computador. A comunicação matemática é um aspecto também importante do processo de ensino e aprendizagem. É através da comunicação oral e escrita que os alunos dão sentido ao conhecimento matemático que vai sendo construído. Esta comunicação desenvolve-se com base na utilização de diversos tipos de materiais, bem como de diferentes modos de trabalho e na gestão do espaço e do tempo realizado pelo professor. Finalmente, o ambiente de aprendizagem e a cultura da sala de aula são elementos decisivos na aprendizagem. É na interação dos indivíduos uns com os outros que se desenvolvem as capacidades cognitivas e se promovem as atitudes e valores indicados pelas orientações curriculares. No entanto, é necessário discutir-mos, também, a relação entre tarefa e atividade, bem como entre discurso e comunicação. Analisamos o processo de negociação de significados matemáticos, os diferentes modos de trabalho dos alunos e os elementos que compôem o ambiente de aprendizagem. Procuramos, assim, traçar o quadro das diversas opções que se oferecem so professor que pretende refletir sobre a sua atividade docente, adaptando-a da melhor maneira às necessidades dos seus alunos.


Referências:


BRASIL. Ministério da Educação e Cultura, Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF,/1998.


Módulo OTP - EAD 2010.

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