sexta-feira, 9 de julho de 2010

A IMPORTÂNCIA PEDAGÓGICA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS


O trabalho com resolução de problemas tem grande importância no processo de ensino-aprendizagem, tanto da matemática como de outras disciplinas, já que o ser humano é desafiado a resolver problemas a todo momento em seu dia a dia.

A competência para resolver problemas não é exclusividade da Matemática, mas as habilidades e os conhecimentos adquiridos no aprendizado dessa disciplina auxiliam muito o seu desenvolvimento.

Tendo em vista o fato de que a formação matemática propicia ao ser humano uma maior facilidade em elaborar estratégias para encontrar as soluções ou vislumbrar diferentes caminhos para resolver os problemas que enfrenta, enxergamos nessa prática um instrumento valioso e sugerimos que seja dada uma atenção especial nesse sentido.

Com a prática da resolução de problemas nas aulas de matemática, os alunos têm a oportunidade de desenvolver e sistematizar os conhecimentos matemáticos, dando significação aos conteúdos trabalhados. Isso porque, além de contextualizar os conteúdos estudados, por levarem os alunos a aplicar e a entender a utilidade do que aprenderam, os problemas a utilizar o raciocínio, a lógica, o calculo mental, a estimativa, ou seja todos os seus conhecimentos e habilidades prévios na busca de uma resolução.

Assim, com essa prática, os alunos são levados a:


  • Desenvolver o raciocínio e a criatividade;

  • Estabelecer a meta a ser atingida, organizando um plano de atitudes e procedimentos;

  • Enfrentar situações novas;

  • Aplicar a matemática em situações reais;

É importante considerar também as diferentes formas e os variados caminhos que os alunos podem apresentar a solução de uma mesma situação problema. Nesse sentido, incentivá-los a buscar as próprias estratégias para a resolução de problemas, respeitando e valorizando o raciocínio e os procedimentos que cada um utilizou, pode contribuir para a desconstrução da ideia falsa de que cada problema possui apenas uma forma de resolução ou um modelo a ser seguido.


Por considerarmos ser interessante que o professor apresente aos alunos os diferentes tipos de situações, transcrevemos, a seguir algumas Orientações curriculares e proposição de expectativas de aprendizagem para o Ensino Fundamental que discorre sobre o assunto.


As situações-problema apresentadas aos alunos devem ser variadas para que não se constitua a ideia de que somente é possível resolver problemas quando se tem um modelo de resolução já conhecido. Diferentes características das situações-problema precisam, portanto, ser observadas, como por exemplo:


a) Quanto ao número de soluções:



  • Problemas com mais de uma solução

  • Problemas sem solução

  • Problemas com apenas uma solução

b) Quanto ao enunciado e à oferta de dados



  • Problemas com mais dados que os necessários

  • Problemas em que faltam dados

  • Problemas que contêm exactamente os dados que serão utilizados

c)Quanto aos temas matemáticos.



REFERÊNCIAS


SÃO PAULO (Cidade). Secretaria de Educação. Diretoria de Orientação Técnica, 2007.

Desafios 2 - 52 problemas matemáticos no Público. Porto: Afrontamento, 1992. (Coleção Viva a Matemática).

FRABETTI, Carlo. Problemas de ingenio. Barcelona: Bruguera, 1982.

Nenhum comentário:

Postar um comentário