quinta-feira, 8 de julho de 2010

AVALIAÇÃO




O principal objetivo da educação é criar homens capazes de fazer coisas novas, não simplesmente de repetir o que as outras gerações fizeram - homens criativos, inventivos e descobridores. (Jean Piaget).
Um aspecto importante do processo ensino-aprendizagem é a avaliação. Nesse sentido, parto do pressuposto de que avaliar consiste em algo essencial a todas as atividades humanas, consequentemente em toda proposta educacional, Rabelo (1998, p.11) afirma que a "avaliação é inerte e imprescindível, durante todo o processo educativo que se realize em um constante trabalho de ação-reflexão-ação".
A avaliação não pode ser pensada como algo isolado, estanque, mas como parte do processo de ensino e aprendizagem vinculada a um projeto pedagógico coerente em relação às suas finalidades. Pensar na ação avaliativa consiste em refletir sobre todos os elementos que compõem o processo ensino-aprendizagem, ou seja, enxerga-lá como parte de um todo.
Vista por esta ótica, isto é, como parte de um projeto pedagógico, a avaliação passa a ser uma forma de verificação da eficácia do método didático-pedagógico do professor. A partir dos resultados das avaliações, o professor tem como refletir se os elementos de sua prática estão adequados aos objetivos que pretende atingir e se favorecem a aprendizagem dos alunos, de modo que possa reorientar sua prática pedagógica quando necessária.
Outro papel importante do processo avaliativo diz respeito aos alunos. É preciso das a eles a oportunidade de verificar suas dificuldades e necessidades na construção do conhecimento. É por meio da avaliação que eles podem tomar consciência dos conteúdos que já aprenderam e também identificar se é necessária uma dedicação maior em relação a alguns assuntos.
Para que a avaliação possa contribuir para uma aprendizagem bem sucedida por parte dos alunos, é necessária que ele deixe ser utilizado como recurso de autoridade, que decide sobre os destinos do educando e assuma o papel de auxiliar o crescimento, (LUCHESI 2006, p.166).
Diante das considerações apresentadas anteriormente, o processo de avaliação deve ser continuo e processual, praticado diariamente no âmbito escolar. Ela não pode simplesmente definir pela aprovação ou pela reprovação.
A avaliação é parte do processo de ensino e aprendizagem, ela incide sobre uma grande variedade de aspectos relativos ao desempenho dos alunos, como aquisição de conceitos, domínio de procedimentos e desenvolvimento de atitudes. Mas também devem ser avaliados aspectos como seleção e dimensionamento dos conteúdos, práticas pedagógicas, condições em que se processam o trabalho escolas e as próprias formas de avaliação. (PCN/Matemática, p.57).

INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO

O que tem sido feito usualmente é a verificação do aproveitamento do aluno, apenas com a aplicação de provas escritas no final do mês ou bimestre. É sabido que só isso não afere todos os processos que o aluno alcançou. Por isso, sugerem-se vários tipos de instrumentos de avaliação.
Para desenvolver um trabalho continuo de avaliação dos seus alunos, o professor pode utilizar diversos recursos, como:

*Observação e Registro
Ao avaliar o desempenho global do aluno, é preciso considerar os dados obtidos continuamente pelo professor a partir de observações que levem em conta os aspectos citados anteriormente e outro que possa traduzir seu aproveitamento.
Esse acompanhamento das atividades no dia-a-dia, dos aluno é muito valioso, especialmente nas aulas que dão oportunidades de participação, nas quais os alunos perguntam, emitem opiniões, constrói novos conhecimentos e busca novas informações.
A observação permite ao professor obter informações sobre as habilidades cognitivas, as atitudes e os procedimentos dos alunos, em situações naturais e espontâneas.
*Provas, Testes e Trabalho
Esses instrumentos de avaliação não podem ser utilizados como punição ou apenas para atribuir valores. Devem ser encarados como meios para perceber avanços ou dificuldades dos alunos em relação ao conteúdo em estudo. Por isso sua formulação deve se fundamentar em questões de compreensão e raciocínio, e não de memorização.
É importante arquivar todos os trabalhos dos alunos em pastas para que eles verifiquem o seu crescimento.
*Entrevistas e Conversas informais
É extremamente importante que o professor estabeleça canais de comunicação entre ele e os seus alunos para que possa ouvir o que eles tem a dizer sobre o processo de aprendizagem, isso pode ser feito individualmente, em pequenos grupos ou coletivamente.
*Fichas Avaliativas
É importante que se tenha na escola uma ficha que se revele a familia ao longo de todo o ano letivo, como está se desenvolvendo o ensino aprendizagem do seu filho. Nessa ficha poderão constar aspectos cognitivos nas dificuldades de aprendizagem e providenciam tomadas para sanar as dificuldades, etc.
*Auto Avaliação
Se pretendemos construir sujeitos autônomos, é preciso que o aluno reflita sobre seu processo de aprendizagem e socialização. A avaliação feita pelo aluno se bem orientada é muito construtiva para favorecer uma análise crítica do seu desempenho. Ele pode expressar oralmente ou por escrito.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS:
DANTE, Luiz Roberto. Tudo é Matemática: ensino fundamental, Ed. Ática, São PAulo, 2007.
LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 2006.
PCN. Brasília: MEC/sef, 1998.
RABELO, Edmar HENRIQUE, Avaliação: novos tempos, novas práticas. Petropolis: Vozes, 1998.












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