quarta-feira, 21 de julho de 2010

CALCULADORA


É PERMITIDO USAR CALCULADORA EM SALA DE AULA?


É consenso entre os educadores matemáticos e indicado pelos PCNs que é preciso iniciar o aluno no uso de novas tecnologias; e a calculadora é uma delas.

Uma razão é social: a escola não pode se distanciar da vida do aluno, e sua vida em sociedade está impregnada do uso da calculadora. Outra rezão é pedagogia: usando a calculadora para efetuar cálculos, o aluno terá mais tempo livre para raciocinar, criar e resolver problemas. Portanto, o que se discute hoje é quando e como utilizar a calculadora.

Nos anos iniciais, enquanto a criança estiver construindo os conceitos básicos das quatro operações, é necessário que ela faça isso manualmente para perceber algumas regularidades e adquirir habilidade no cálculo aritmético. O cuidado, a atenção, a disciplina mental, impostos pela ordem sequencial em que são efetuadas as operações, a apreciação da beleza, da elegância e da concisão de determinado algoritmo (como o da divisão) são aspectos educativos essenciais que a criança poderá incorporar para o resto da vida, aplicando-se em outras situações de seu cotidiano.

A partir do 5º ou 6º ano, quando a criança, já tiver dominado as várias ideias associadas às operações e o relacionamento entre as operações e suas regras de cálculo, é importante iniciá-la no uso da calculadora. Esse instrumento é mais um recurso didático que pode se utilizado para facilitar a aprendizagem da Matemática.


Referências bibliográficas:


BICUDO, Maria A. V. & GARNICA, ANTONIO V. M. Filosofia da educação matemática. Belo Horizonte, Autêntica, 2006.

DANTE, Luiz Roberto. Tudo é matemática-3 ed.-São Paulo: Ática, 2009.


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