
Nesse sentido, precisamos de jogos que desenvolva não apenas raciocínio, mas também o pensamento matemático.
Por quê, quando e como utilizar jogos e brincadeiras nas aulas de matemática? A resposta para nessa questão está fundamentada na metodologia da resolução de problemas, que busca mo desenvolvimento de uma postura crítica diante de situações - problemas.
Os jogos possibilitam uma discussão matemática, na qual podem ser abordada questões como:
- Qual a melhor estratégia para vencer?
- Quais os erros cometidos que me levaram ao fracasso?
- Se as regras foram modificadas, quais serão as novas estratégias?
- Quais são os possíveis caminhos para uma mesma jogada?
Assim, para atingir o objetivo do jogo, os alunos desenvolvem uma trajetória que vai desde a leitura e a compreensão das regras até a avaliação e verificação da eficiência de suas jogadas, investigando sempre qual a melhor estratégia para vencer.Essa atitude leva o aluno à formação de um senso crítico e ao desenvolvimento da criatividade para resolver quaisquer problemas. Dessa forma, os jogos assumem papel de fundamental importância dentro de uma concepção de ensino - aprendizagem voltada à metodologia da resolução de problemas.
O professor deverá assumir uma postura de questionador e observador, não interferindo no processo de construção do conhecimento de seu aluno. Levar o grupo à reflexão, a possibilidade de criação de novas hipóteses e estratégias, fazer questionamentos e formular novos problemas são atitudes positivas que constróem um ambiente de discussão e troca de opinião no espaço da sala de aula.
Os conteúdos trabalhados por meio de jogos possibilitam maior envolvimento com conceito que se deseja desenvolver, além de estimular o desbloqueio de alguns alunos em relação à matemática, melhorando a motivação pessoal e a auto estima.
O jogo também pode ser usado como importam te instrumento de avaliação. Ao jogar, os alunos demonstram naturalmente suas dificuldades, o que ajuda no diagnóstico e , assim, na avaliação da aprendizagem.
Referências bibliográficas:
BRASIL. Ministério da Educação e do Desposto. Parâmetro Curriculares brasileiros. Brasilis,1997,1999.
LARA, Isabel Cristina Machado de. Jogando com a Matemática de 5a a 8a série,1 ed , _ São Paulo: Respel, 2003.
BONJORNO, José Roberto, Azenha Regina. - 1. ed. São Paulo: FTD, 2006. - (Coleção fazendo a diferença)
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