
- Desenvolver o raciocínio e a criatividade;
- Estabelecer a meta a ser atingida, organizando um plano de atitudes e procedimentos;
- Enfrentar situações novas;
- Aplicar a matemática em situações reais;
É importante considerar também as diferentes formas e os variados caminhos que os alunos podem apresentar a solução de uma mesma situação problema. Nesse sentido, incentivá-los a buscar as próprias estratégias para a resolução de problemas, respeitando e valorizando o raciocínio e os procedimentos que cada um utilizou, pode contribuir para a desconstrução da ideia falsa de que cada problema possui apenas uma forma de resolução ou um modelo a ser seguido.
Por considerarmos ser interessante que o professor apresente aos alunos os diferentes tipos de situações, transcrevemos, a seguir algumas Orientações curriculares e proposição de expectativas de aprendizagem para o Ensino Fundamental que discorre sobre o assunto.
As situações-problema apresentadas aos alunos devem ser variadas para que não se constitua a ideia de que somente é possível resolver problemas quando se tem um modelo de resolução já conhecido. Diferentes características das situações-problema precisam, portanto, ser observadas, como por exemplo:
a) Quanto ao número de soluções:
- Problemas com mais de uma solução
- Problemas sem solução
- Problemas com apenas uma solução
b) Quanto ao enunciado e à oferta de dados
- Problemas com mais dados que os necessários
- Problemas em que faltam dados
- Problemas que contêm exactamente os dados que serão utilizados
c)Quanto aos temas matemáticos.
REFERÊNCIAS
SÃO PAULO (Cidade). Secretaria de Educação. Diretoria de Orientação Técnica, 2007.
Desafios 2 - 52 problemas matemáticos no Público. Porto: Afrontamento, 1992. (Coleção Viva a Matemática).
FRABETTI, Carlo. Problemas de ingenio. Barcelona: Bruguera, 1982.
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