sexta-feira, 4 de novembro de 2011

BIOGRAFIA DE JOHANN CARL FRIEDRICH GAUSS


UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS
NUCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA – NEAD
LICENCIATURA EM MATEMATICA
DISCIPLINA – HISTORIA DA MATEMÁTICA
TUTOR PRESENCIAL - CID SANTOS MACEDO
ACADÊMICOS : LEONARDO NOVAIS, RAFAEL ALVES E SERGIO.

BIOGRAFIA DE JOHANN CARL FRIEDRICH GAUSS



DO NASCIMENTO A INFÂNCIA
No dia 30 de Abril de 1777, nasce em Brunswick, na Alemanha , Johann Carl Friedrich Gauss, conhecido apenas por Gauss. Filho de Gerhard Diederich e Dorothea Benz. Seu pai era Jardineiro e também trabalhava de pedreiro, era um homem honesto, porem muitas vezes brutal, ele não acreditava na educação formal e queria impedir o jovem Gauss de seguir estudos dignos das suas capacidades. Ja sua mãe acreditava no potencial de seu filho e com ajuda de seu tio Friederich, conseguio levar adiante seus objetivos
Gauss viveu sua infância na mesma cidade onde nasceu. Sua primeira escola foi a St. Catherine, onde entrou aos 7 anos de idade, sendo inicialmente apenas mais um no meio de tantos alunos. O seu professor era J.G. Büttner, um professor tradicional que, em geral, considerava os seus alunos como incapazes e pouco dotados.Sua primeira demonstração de sua capacidade foi aos dez anos de idade, quando o professor pediu à turma que somasse todos os números de 1 até 100. Gauss rapidamente observou uma série aritmética, e concluiu que o resultado era a soma de 50 pares de números que somam 101. Com este feito conquistou a simpatia do professor, e este apresentou-o ao jovem professor Bartels.Pouco depois Bartels e Gauss tornaram-se amigos e trabalharam juntos. Com a ajuda de Bartels e do filólogo Meyerhoff, Gauss depressa ultrapassou os seus colegas, não só em Matemática como também nas línguas clássicas. No entanto, para que fosse possível continuar a sua educação, e terminado o período de frequência neste colégio, era necessário dinheiro, coisa que Gauss não tinha. É então que apareceu o Duque Ferdinand. O Duque comprometeu-se a fornecer os meios necessários "para a continuação da preparação de uma pessoa tão dotada".




OS ESTUDOS E A VIDA SOCIAL
Gauss estudou em 1792, com 15 anos, ingressou no Collegium Carolinum , e 3 anos mais tarde frequentou a Universidade de Göttingen . Apesar de já ter descoberto o teorema binomial, a lei da reciprocidade quadrática, e os mínimos quadrados, estava indeciso entre as carreiras de filologia e matemática. Em 1798 foi para a Universidade de Helmstedt. O Duque de Bruswick aumentou a pensão possibilitando seu casamento em outubro de 1805, com a idade de vinte e seis anos com Johanne Osthof de Brunswick transformando sua vida, como ele próprio disse a um amigo, numa eterna primavera com novas e brilhantes cores, deste casamento nasceram dois filhos e uma filha: Eugene (1811), Wilhelm (1813) e Therese (1816). . Em 1807 ele foi designado diretor do Observatório de Göttingen com o privilégio - e dever, quando necessário - de ensinar matemática aos alunos. Em 1814 o novo observatório estava completo. As residências dos professores ficaram completas em 1816. Gauss e a sua família mudaram-se para a ala oeste, enquanto Harding vivia na ala leste. Durante os anos seguintes, Gauss e Harding instalaram os instrumentos astronômicos.


SUAS CONTRIBUIÇÕES
Gauss colaborou com inúmeras contribuições tanto campo da matemática, da física e na astronomia. Na matemática ele fez algumas descobertas supreendentes, primeiro inventaram o método dos mínimos quadrados de uma década antes de Legendre, ele resolveu um problema cuja solução havia sido procurado por mais de dois mil anos: Gauss mostrou como construir, com apenas régua e compasso, um polígono regular cujo número de lados não é um múltiplo de 2, 3 ou 5. Ele deu a primeira prova rigorosa matemática do teorema fundamental da álgebra, que todo polinômio de grau n tem, a multiplicidade de contagem, exatamente n raízes. Muitos matemáticos, incluindo Euler, Lagrange e Newton tentou provar esse resultado. Gauss fez um grande número de descobertas na física, por exemplo, em 1801, usou um novo procedimento para o cálculo, com base em poucos dados, a órbita do planetóide Ceres. Em 1833 ele inventou o telégrafo eletromagnético com seu colega Wilhelm Weber (1804-1891). Fez obras brilhantes na astronomia e na produção de electricidade.
Entre suas publicadas destaca-se:
Teoria dos movimentos dos corpos celestiais em volta do sol
Fundamentos da teoria matemática de eletromagnetismo
Geometria diferencial
Geometria das funções variável e complexa
Nem todas as descobertas de Gauss no período prolífico de 1796 a 1814 foram anotadas, mas muitas das que ele rascunhou são suficientes para estabelecer a prioridade de Gauss em vários campos onde alguns de seus contemporâneos se recusaram a acreditar que ele os havia precedido.


O FIM DE UM DOS MAIORES MATEMÁTICO QUE O MUNDO JÁ VIU
A maior fonte da força de Gauss era sua serenidade científica, livre de ambição pessoal. Todo o seu interesse estava voltado para o avanço da matemática. Rivais duvidavam de sua declaração de que os tinha antecipado na descoberta que faziam. Não dizia isto com jactância, mas como um fato e não se preocupava em comprovar a prioridade através da apresentação de seu diário. Apenas declarava, apoiando-se em seus próprios méritos
O percurso vitorioso de Gauss viria a terminar a 23 de Fevereiro de 1855, dia em que faleceu enquanto dormia. Apesar da sua morte, o seu trabalho e as suas poderosas contribuições para a Matemática estão, ainda hoje, mais vivas do que nunca. Num olhar pela história da Matemática e da Astronomia será impossível não reconhecer o quanto o trabalho realizado por Gauss permitiu que estas duas ciências progredissem e tivessem o grau de rigor e precisão que hoje as caracterizam.



FRASES DITAS POR GAUSS
Onde o amor impera, não há desejo de poder; e onde o poder predomina, há falta de amor. Um é a sombra do outro.
Todos nós nascemos originais e morremos cópias.
Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro desperta
Erros são, no final das contas, fundamentos da verdade. Se um homem não sabe o que uma coisa é, já é um avanço do conhecimento saber o que ela não é.



REFLEXÃO SOBRE ATIVIDADE
Não há dúvidas de que a matemática é uma plenitude de conhecimentos que levam a outras áreas. E esse trabalho mostrou de forma brilhante, a humildade e o esforço de uma pessoa que buscou contribuir o que hoje está aí, e muitos de nós não sabiam quem deu os primeiros para tal evolução.





REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS



www.os grandes matemáticos
The Giant Book of Scientists: The 100 Greatest Minds of All
WWW.WINKIPLEDIA BIOGRAFIAS












Um comentário:

  1. Sou um fã da Estatística, da Curva Normal, utilizo para Controle Estatístico da Qualidade de Processos, base para teoria do Seis Sigma. Sempre mencionei Gauss como o grande gênio, juntamente com Newton. Morei na cidade de Braunschweig, onde nasceu Gauss, e só percebi isso após ter retornado ao Brasil. Espero um dia voltar lá!

    ResponderExcluir